A Mestranda Tatiana Schreiner, membro integrante do LGR, defende a sua Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a orientação do Prof° Drº Cristiano Cunha.
Título: A Liderança na Implantação de um Centro de Inovação de Santa Catarina: uma compreensão sobre os processos de interação entre os atores
Data e Hora: 01/06/2017, às 15h
Local: Auditório Elke Hering, da Biblioteca Universitária (BU) da UFSC
Orientador: Prof° Dr° Cristiano José Castro de Almeida Cunha
Coorientadora: Profª Drª Clarissa Stefani Teixeira
Membros da Banca: Profª Drª Marina Keiko Nakayama (PPGEGC/UFSC); Prof° Dr° Eduardo Moreira da Costa (PPGEGC/UFSC); Profª Drª Simone Ghisi Feuerschütte (ESAG/UDESC)
Sobre as principais contribuições de sua pesquisa, Tatiana Schreiner declara:
“Espero contribuir com os processos de liderança entre os atores envolvidos na Região pesquisada, e servir para a reflexão no desenvolvimento dos processos de interação de outros atores em habitats de inovação. Além disso, gostaria de poder inspirar o uso da lente construcionista para observar o trabalho da liderança. Que essa lente possa revelar uma maior compreensão sobre a complexa empreitada que é trabalhar junto em benefício de um objetivo comum.”
A autora do trabalho compartilha, ainda, as principais lições aprendidas na Pós-Graduação:
“Aprendi que fazer parte de um grupo de pesquisa faz muita diferença. Tanto o feedback dos integrantes quanto o compartilhamento das experiências são instrumentos potentes de aprendizagem, além do conforto emocional que vai se construindo com o tempo. Aprendi também como aprimorar meu olhar de pesquisadora à medida que fui me aprofundando na lente construcionista sobre a liderança. Percebi que não seria uma pesquisa fácil e nem simples de fazer pois não havia encontrado um detalhamento do processo da investigação narrativa que estava seguindo. No entanto, a abordagem compreensiva deste tipo de pesquisa me deu o espaço necessário para entender a experiência dos entrevistados, envolvendo múltiplos interesses, em um cenário complexo. Por fim, segue a dica: treinar a escrita, por meio da produção de artigos nas disciplinas, pode ser uma boa contribuição para o desenvolvimento do trabalho final.”